Chevrolet Colorado & GMC Canyon Forum banner

2007 Chevy Colorado - Localização do sensor de posição da árvore de cames? P0340 e P0341

40K views 18 replies 4 participants last post by  cart7881  
#1 · (Edited)
2007 Chevy Colorado, 3.7L I5. 186.000 milhas. Fui ao supermercado hoje à noite. O caminhão estava funcionando normalmente. Saí uma hora depois e o caminhão dava partida/não dava partida. O scanner de código indicou um P0341 "Faixa do circuito / desempenho do sensor de posição do eixo de comando A B1". Depois de deixá-lo parado por alguns minutos e dar partida mais algumas vezes, finalmente ligou. Dirigi aproximadamente 10 minutos de volta para casa. Verifiquei os códigos novamente, agora também estou recebendo um erro P0340 "Circuito do sensor de posição do eixo de comando A (banco 1 ou sensor único)".

Lembro-me de ler nos fóruns há alguns anos que as telas que caem desses sensores são um problema bastante comum (ou é a peça no solenóide?). Espero que seja só isso. Mas como sei onde está o sensor? Se estou olhando corretamente, existem dois CPMs - um na frente e outro na lateral, acima da bomba da direção hidráulica - para admissão e escape, respectivamente. Estou correto?

Com base nos problemas/códigos acima, o sensor parece provável? Se sim, como sei qual está com defeito para substituir? Fotos anexadas. Obrigado!

Attachments

#3 ·
Os dois códigos que você postou, P0340 e P0341, estão relacionados ao Sensor de Posição da Árvore de Cames de Admissão. Ele está localizado na frente do motor, do lado oposto do motor daquele que você circulou. Procure um conector com três fios, vermelho, roxo e azul claro. Desconecte o conector e verifique a presença de óleo nele. Esses sensores podem vazar internamente.

Observação: O sensor que você circulou é o Sensor de Posição da Árvore de Cames de Escape.

#4 · (Edited)
Os dois códigos que você postou, P0340 e P0341, estão relacionados ao Sensor de Posição da Árvore de Cames de Admissão. Ele está localizado na frente do motor, do lado oposto do motor daquele que você circulou. Procure um conector com três fios, vermelho, roxo e azul claro. Desconecte o conector e verifique a presença de óleo nele. Esses sensores podem vazar internamente.
Obrigado!

Atualização - consertado! Gostaria que houvesse um pouco mais de clareza sobre qual é o sensor de "admissão" e qual é o sensor de "escape" nos diagramas que encontrei enquanto pesquisava ontem à noite. Em qualquer caso, substituí os dois, a luz apagou, sem mais problemas. Vídeo aqui para quem tiver esse problema no futuro e encontrar este tópico:

Se isso for útil, por favor, "curta" e "inscreva-se" no meu canal do YouTube. Obrigado! :th_woot:

#5 ·
Há um lado de admissão e um lado de escape dos cilindros. Num motor em linha, o lado de escape é o lado com o coletor de escape. A admissão é o lado onde está o coletor de admissão. Num motor em "V", a admissão fica no interior e o escape no exterior de cada banco de cilindros. Desculpe se isto é óbvio e você já sabia, mas só queria ajudar para projetos futuros.

#6 ·
Eu estava com o mesmo problema, começava antes e depois do trabalho, mas qualquer viagem curta resultava em partida/sem partida. Encomendei os dois lados, admissão e escape. Então a caminhonete não dava partida de jeito nenhum e fazia um barulho horrível de moagem. As peças finalmente chegaram e ainda sem partida. Ajuda!

Código p0340 e p0341
2007 Chevy Colorado LT com o I5

#7 ·
Eu estava com o mesmo problema, começava antes do trabalho e depois do trabalho, mas qualquer viagem curta resultava em partida/sem partida. Encomendei os dois lados da admissão e do escape. Então o caminhão não ligava de jeito nenhum e fazia um barulho horrível de moagem. As peças finalmente chegaram e ainda sem partida. Ajuda!

Código p0340 e p0341
2007 chevy colorado lt com o I5
Para ser sincero, se seu caminhão está fazendo um "barulho horrível de moagem" como você descreve, parece que ele pulou o tempo ou a corrente de distribuição esticou ou de alguma forma foi danificada, ou você tem algum outro tipo de falha mecânica dentro do motor (hastes, rolamentos, etc.).

Você pode testar isso removendo a correia de acessórios e tentando ligar o veículo momentaneamente. Se não fizer barulho, então o barulho está vindo de um dos acessórios. Se ainda fizer barulho, você tem problemas maiores do que apenas sensores.

Confira este vídeo (ligeiramente humorístico) sobre a troca das correntes de distribuição em nossos caminhões:

Boa sorte!

#9 ·
Quanto tempo a bateria deve ser desconectada para reaprender o sensor? Porque a minha ficou desligada por apenas 5 minutos, mais ou menos.
Pessoalmente, eu a deixaria desligada durante a noite, se possível. E tente tocar nas duas extremidades do cabo (quando desconectado, é claro) para descarregar totalmente qualquer carga residual.

#12 ·
Atualização.... Aparentemente, queimei o motor de arranque ao lidar com a manivela/não partida. Um dos mecânicos disse que instalaria o novo para mim por US$ 100 depois do trabalho. Passando pela roda dianteira do motorista, em vez de remover a admissão. Considerarei isso uma vitória
Você fez um bom negócio. Fico feliz que seja só isso!

#17 ·
Ei, quais são as chances do sensor falhar novamente? Porque hoje eu tive uma partida/sem partida duas vezes e a luz voltou a acender.
Esta provavelmente não é a sugestão mais útil, mas o que eu faço é manter um scanner de código barato sob o assento da minha caminhonete. Toda vez que a luz de verificação do motor acende, eu pego a máquina. É possível que você tenha outros problemas/códigos além desses sensores? 02 centavos Eu estaria escaneando imediatamente. Boa sorte!