Chevrolet Colorado & GMC Canyon Forum banner

Como fazer: Substituição do resistor e conector do motor do ventilador HVAC

323K views 276 replies 145 participants last post by  OldTime  
#1 · (Edited by Moderator)
Isenção de responsabilidade
A comunidade aqui em 355nation.net pede que você use cautela e procure assistência profissional ao fazer modificações em seu veículo. Antes de tentar qualquer modificação, é aconselhável que você consulte o manual de serviço do seu Colorado ou Canyon ou entre em contato com um mecânico certificado, pois nem todos os caminhões GMT355 são iguais. A equipe e os membros associados não são de forma alguma responsáveis ​​por quaisquer danos, ferimentos ou outros danos infligidos ao seu veículo ou a si mesmo, que possam resultar da tentativa dessas modificações. As postagens e o conteúdo apresentados neste site não refletem de forma alguma as opiniões de 355nation.net ou de seus proprietários.

Image

Um 355nation COMO FAZER apresentado por
Canyon08Z71 & Ssgjurista
com informações adicionais fornecidas por philmiami e jlong

Nome do projeto
Como fazer: Substituição do resistor e conector do motor do ventilador HVAC, recondicionamento e reparo do aterramento do motor do ventilador

Descrição do projeto
Motor do ventilador HVAC: substituição do resistor e conector.

Nível de habilidade
Moderado

Veículo do projeto
Marca: GMC
Modelo: Canyon
Ano: 2004
Motor: 3.5L
Vidros elétricos: Sim
Teto solar: Não

Ferramentas

Cortador/decapador/crimpador de fios
Soquete de acionamento de 10 mm 1/4"
Lixa ou lima plana ou ferramenta dremel com disco de lixa
Opcional: soquete de 7 mm, extensão de acionamento de 1/4" e catraca de acionamento de 1/4" OU chave de 7 mm
Ferro de solda e solda
Alicates ou alicates de pressão
Rosca M6 X 1,50
Parafuso de aço inoxidável M6 X 25 mm

Peças necessárias

Tinta de retoque ou silicone RTV
Arruelas Shakeproof ('Star') para caber no parafuso M6
Opcional: terminais de anel tipo crimpagem ou solda para fio de calibre 10-12

Lista de peças GM:

Observação:
O resistor precisa ser adquirido para concluir o reparo. Você pode decidir emendar um conector de substituição ou substituir toda a fiação.
Outra opção é comprar o resistor, o conector e o arnês como um pacote. Veja as fotos abaixo.

Resistor - p/n 15218254 $9,57*
Conector - p/n 15306069 $30,70*
Chicote de fiação completo - p/n 89019124 $23,52* (sem necessidade de emenda)

Oferta de pacote (p/n PK15218254) $31,97 *
MESMO P/N em GMPartsDirect.com AGORA $34,87

Image

* listado em GM Parts Direct: Sua fonte direta de peças genuínas GM

Tempo do projeto
30 minutos

Custo do projeto
Veja acima em Peças necessárias

Revisão dos esquemas elétricos do motor do ventilador

Consulte o primeiro esquema no final deste 'Como fazer'.
Há tensão da bateria em todos os momentos para o 'Relé HVAC IGN 3 59' no bloco de fusíveis. Com a chave de ignição nas posições 'ACC' ou 'ON', o Módulo de Controle da Carroceria (BCM) fornece aterramento no fio laranja. O relé é energizado e a tensão flui através do Fusível do Soprador 41 (30A) e sai do bloco de fusíveis no fio marrom e viaja para o Motor do Soprador. Ele passa pelo Motor do Soprador e segue o fio laranja até chegar à emenda S202. Com a velocidade do ventilador definida como #4 (Alta), a tensão vai para o Módulo HVAC (controles HVAC abaixo do rádio) no fio laranja, através do Interruptor do Motor do Soprador no circuito Alto e, em seguida, sai do Módulo HVAC no fio preto e termina no Local 'F' no Splice Pack (SP 106). O Motor do Soprador funciona em alta velocidade.

Vamos voltar para a emenda S202 novamente e desta vez a velocidade do ventilador está definida como #3 (M2). A tensão agora percorre o fio laranja oposto até o conjunto do resistor do motor do soprador.
Depois de passar por um resistor, uma tensão reduzida segue o fio azul claro para o Módulo HVAC, passa pelo Interruptor no circuito M2 e sai no fio preto para SP 106. O Motor do Soprador funciona em uma velocidade mais baixa.

Para as velocidades do ventilador #2 (M1) e #1 (Baixa), a tensão ainda vai para o conjunto do resistor, mas passa por resistores em série e sai nos fios Tan e Yellow, respectivamente, antes de ir para o Módulo HVAC e o Interruptor do Motor do Soprador e, em seguida, para SP 106.

Consulte os esquemas de distribuição de aterramento Parte 5 e 6.
O Splice Pack 106 consiste em uma pequena caixa de plástico preta onde vários fios de aterramento se encontram. Dentro da caixa, os fios são presos a uma cinta de aterramento de metal. A cinta é aparafusada a um aterramento de chapa metálica e é conhecida como Aterramento 106 (G106). No esquema anterior, o fio de aterramento preto do Módulo HVAC entrou no SP 106 no Local 'F'. Nesses esquemas, ele mostra dois Locais: 'F' e 'G'. 'F' é para o Motor do Soprador e 'G' é para o circuito Lógico dentro do módulo. SP 106 e G106 estão localizados na parte interna do pára-lama dianteiro direito atrás do filtro de ar. A primeira foto mostra a tampa removida do filtro de ar. As duas fotos seguintes mostram o filtro de ar removido para maior clareza.

Image

Image

Image

Legenda do motor do ventilador HVAC:
--------------------------

1 - Resistor
2 - Tubo de resfriamento do motor do soprador
3 - Motor do soprador
4 - Conector elétrico do motor do soprador
5 - Sistema HVAC

Image

Legenda:
--------

1 - Conector elétrico do resistor do motor do soprador
2 - Resistor do motor do soprador
3 - Motor do soprador

Image

Legenda do chicote de fiação do resistor HVAC:
------------------------------------

1) Sensor de temperatura do evaporador (C60)
(2) C203 (Chicote I/P para o chicote HVAC)
(3) Atuador de recirculação (C60)
(4) Motor do soprador
(5) S202
(6) Conjunto do resistor do motor do soprador

Image

Localização: Lado do passageiro da parte do painel (sob a caixa de luvas).

Reparo de Canyon08Z71

Sintomas: Ao ligar meu caminhão pela primeira vez em dias frios de inverno, o motor do ventilador não funcionava na configuração #1, #2 ou #3. Somente a configuração #4 (Alta) funcionou para ligar o ventilador. Depois que o caminhão aqueceu, as configurações do motor do ventilador HVAC #1 a #4 funcionaram bem.

Problema encontrado: terminais queimados para o resistor e conector. Carcaça de plástico para resistor e conector derretida.

Image

Image

Image

Image

Reparo de philmiami

Meu controle do ventilador parou de funcionar na configuração número 3. O problema começou depois que uma concessionária substituiu o motor do soprador por causa do ruído de assobio que ele fazia quando ainda estava sob a garantia de 3 anos/36 mil milhas. Às vezes, eu tinha que alcançar sob o painel e empurrar o conector para cima porque o ventilador parava de funcionar, na maioria das vezes enquanto dirigia. Foi muito irritante. Fui olhar e o fio azul estava mudando para uma cor de queimado. Eu sabia que era o resistor que estava estragando e realmente derreteu o conector. Fui ao rockauto.com para encontrar as peças; seu catálogo é excelente para encontrar peças para a maioria dos veículos.

Encomendei as peças; um novo conector (que custou 3 vezes o preço do resistor) e resistor e os enviei via FedEx em 2 dias. O conector vem com fios cinza, então não misture as cores ao cortar e emendar no arnês original. Ele vem com 4 conectores de topo, então foi um conserto fácil.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Reparo de jlong (usando chicote de substituição):

Observação:
jlong deixou cair a caixa de luvas e o painel de acesso da lateral do painel para facilitar a instalação do novo chicote. Para retirar a caixa de luvas, faça o seguinte.
Apoie a caixa de luvas com uma mão e remova os três parafusos ao longo da borda inferior da caixa de luvas. Abra a caixa de luvas para a posição totalmente aberta, continuando a apoiá-la. Agora aperte as laterais da caixa de luvas uma em direção à outra para que fiquem livres do painel e puxe a caixa de luvas para fora. Alcance dentro do painel e empurre o painel lateral para fora.
Ao terminar os reparos, inverta as etapas acima para reinstalar.

Image

Image

Image

Recondicionamento e reparo do aterramento

O Splice Pack (SP 106) e o Ground (G106) são suspeitos de serem a principal causa do superaquecimento, arqueamento e queima do resistor, conector e chicote.

Isto é o que 'hrkart66' postou no CFans em dezembro de 2008:

Citação: Olá a todos. Sou novo aqui, mas tenho algumas dicas. Sou o gerente de frota de um Miller dist.

TENTE ISSO ANTES DE COMPRAR MAIS CR@P DELPHI

1. Se ainda não o fez, substitua o conector do resistor do motor do soprador.
2. Se o soprador parou de funcionar completamente.
A. Puxe o conector do motor do soprador e verifique o fio laranja quanto à continuidade com o aterramento com o controle do ar condicionado ajustado para qualquer velocidade do ventilador.
B. Se não houver aterramento presente, vá sob o capô e olhando para o pára-lama do passageiro entre a caixa de ar e o pára-lama interno, você verá uma pequena
caixa preta com pelo menos 4 fios saindo dela e ela será aparafusada ao pára-lama com um parafuso de 10 mm. Este é um ponto de distribuição de aterramento e ELE CHUPA. Ele
terá cerca de 1,5 polegadas por 0,5 pol. de espessura. Descobri que a primeira vez que esfreguei a área ao redor de onde o parafuso vai para o metal nu funcionará, mas agora
eu apenas corto todos o mais próximo possível do bloco de distribuição e uso 2 terminais de anel grandes o suficiente para 2 fios e aparafuso-o de volta.

Além disso, eles não dizem isso, mas o conector do resistor queimado é causado pelo problema de aterramento intermitente e também descobrimos que os caminhões que fizemos isso antes de fazer o recall do interruptor de freio não tiveram esse problema. Se você notar que com os fios cortados do bloco de distribuição ou se você tirar a parte superior dele e quebrar as conexões e ligar a chave, você receberá todos os tipos de mensagens do conjunto de instrumentos, como falha do freio e do abs. Fim da citação

Método 1
Pode ser feito sem remover o filtro de ar.
1. Remova o parafuso que prende o pacote de emenda e o aterramento da parte interna do pára-lama. O parafuso permanecerá com a correia.
2. Usando lixa, uma lima plana ou uma ferramenta dremel, remova o revestimento em ambos os lados da correia de aterramento até que você possa ver o latão aparecendo.
3. Remova a tinta ao redor do orifício onde a correia se apoia contra o pára-lama.
4. Coloque uma arruela 'estrela' no parafuso e deslize-o contra a correia.
5. Reinstale o parafuso, o pacote de emenda e o aterramento no pára-lama e aperte.
6. Aplique várias camadas leves de tinta de retoque ou um filete de RTV para selar a conexão.

Método 2
Este é o método que usei e requer a remoção do filtro de ar.
1. Remova o parafuso que prende o pacote de emenda e o aterramento da parte interna do pára-lama. O parafuso permanecerá com a correia.
2. Retire o parafuso da correia; isso requer um pouco de paciência e descarte o parafuso.
3. Usando lixa, uma lima plana ou uma ferramenta dremel, remova o revestimento em ambos os lados da correia de aterramento até que você possa ver o latão aparecendo.
4. Remova a tinta ao redor do orifício onde a correia se apoia contra o pára-lama.
5. Passe uma rosca M6 X 1,50 pelas roscas do orifício no pára-lama.
6. Coloque uma arruela estrela em um parafuso de aço inoxidável M6 X 25 mm.
7. Coloque o parafuso na correia e coloque outra arruela estrela no parafuso.
8. Reinstale o parafuso, o pacote de emenda e o aterramento no pára-lama e aperte.
9. Aplique várias camadas leves de tinta de retoque ou um filete de RTV para selar a conexão.

Método 3
2. Retire o parafuso da correia; isso requer um pouco de paciência e salve o parafuso.
3. Usando lixa, uma lima plana ou uma ferramenta dremel, remova o revestimento em ambos os lados da correia de aterramento até que você possa ver o latão aparecendo.
4. Abra cuidadosamente a caixa de plástico no pacote de emenda.
5. Corte os fios onde eles se conectam por dentro e descarte a caixa de plástico e a correia.
6. Retire cerca de 1/2"-3/4" do isolamento de cada fio.
7. Divida os fios em dois grupos.
8. Coloque um grupo de fios em um terminal de anel e crimpe o terminal nos fios.
9. Repita a etapa 8 para o segundo grupo de fios.
10. Coloque uma arruela 'estrela' no parafuso e coloque-o nos terminais do anel.
11. Coloque outra arruela estrela no parafuso.
12. Instale o parafuso, as arruelas e os terminais no pára-lama e aperte.
13. Aplique várias camadas leves de tinta de retoque ou um filete de RTV para selar a conexão.

Se desejar, em vez de usar os terminais do tipo crimpagem, você pode usar o tipo não isolado e soldá-los aos fios.

Como fazer: Substituição do resistor e conector do motor do ventilador HVAC

Attachments

#7 ·
Re: Como fazer: Substituição do resistor e conector do motor do ventilador HVAC

sim, estou com problemas com o meu, ele só funciona quando está definido para a velocidade 4 ou posso bater no motor do ventilador com um objeto contundente :hulk: , então 1, 2 e 4 funcionarão, mas a velocidade 3 nunca funciona, um pedaço de :lance2: , vocês acham que é o mesmo problema ou outra coisa? Odeio ter que começar a arrancar fios e é algo completamente diferente.

#8 ·

Sim, estou com problemas com o meu, ele só funciona quando está definido para a velocidade 4 ou eu posso bater no maldito motor do ventilador com um objeto contundente :hulk: , então 1, 2 e 4 funcionarão, mas a velocidade 3 nunca funciona, um pedaço de :lance2: , vocês acham que é o mesmo problema ou outra coisa? Odeio começar a arrancar fios e é algo completamente diferente.
O mesmo problema, está piorando progressivamente. Eu costumava bater no meu para fazê-lo funcionar novamente, mas agora não funciona mais. Eu preciso pegar essas peças lol.

#9 ·
Re: Como fazer: Substituição do resistor e do conector do motor do ventilador HVAC

O meu não funciona de todo quando ligo. Mas depois de alguns minutos a conduzir, ele liga e todas as definições funcionam.

Excelente artigo. Tenho tendência para precisar de mais imagens do que texto para o meu cérebro visual de tamanho masculino :popc:

#10 ·
Re: Como fazer: Substituição do resistor e do conector do motor do ventilador HVAC

A minha só funciona no 4 agora. 1, 2 e 3 estão mortos. Estava a ligar e desligar antes, agora está desligada. lol Hora de trocar a minha.

Por que você faria uma emenda nos fios por $30 quando pode substituí-los todos por $20? Eu não entendo?

#11 ·

Ok pessoal, eu fiz isso no fim de semana e é fácil de fazer.

*Observação: Eu comprei minhas peças na concessionária; os preços foram quase os mesmos depois de calcular o frete. Além disso, meu revendedor os tinha em mãos, então não esperei.

Conversei com o departamento de peças e eles disseram que a GM redesenhou o resistor e o chicote. Se você comprá-los na concessionária, há uma boa chance de não precisar refazer isso. AGORA, se você comprá-los em qualquer lugar que não seja a concessionária, há uma chance de comprar o resistor/chicote não redesenhado.

Eu ainda acho engraçado que seja mais barato comprar um chicote inteiro do que apenas o conector. Bem, pela facilidade e tempo de instalação, eu peguei todo o chicote. Levei um total de 15 minutos para concluir o trabalho. O tempo também foi perfeito, o nordeste está com as temperaturas mais frias desta temporada.

Jeremy

#12 ·

Ok pessoal, eu fiz isso no fim de semana e é fácil de fazer.

*Observação: comprei minhas peças na concessionária; os preços foram quase os mesmos depois de calcular o frete. Além disso, meu revendedor os tinha em mãos, então sem esperar.

Conversei com o departamento de peças e eles disseram que a GM redesenhou o resistor e o chicote. Se você comprá-los na concessionária, há uma grande chance de não precisar refazer isso. AGORA, se você comprá-los em qualquer lugar que não seja a concessionária, há uma chance de você comprar o resistor/chicote não redesenhado.

Ainda acho engraçado que seja mais barato comprar um chicote inteiro do que apenas o conector. Bem, pela facilidade e tempo da instalação, eu consegui todo o chicote. Levei um total de 15 minutos para concluir o trabalho. O tempo também foi perfeito, o nordeste está com as temperaturas mais frias desta temporada até agora.

Jeremy

Obrigado pelo feedback, Jeremy. :thumbup:

Tive que fazer este reparo no meu Canyon 2004.. O 2008 está bom até agora, sem problemas. Espero que sua concessionária esteja correta ao afirmar que a GM redesenhou as peças.

#16 ·

Graças a Deus por este tópico, porque o meu falhou em 1-3 e está congelando! Eu tenho que fazer isso, mesmo que pareça confuso
Confie em mim, não é nada difícil. Basta retirar a caixa de luvas para ter acesso a tudo e é só ligar e usar a partir daí. Se você for bom, deve levar no máximo 15 minutos.

#17 ·

Parece fácil o suficiente. Agora só preciso conseguir o dinheiro para comprar as peças, se for isso o problema. Claro que acontece depois de eu gastar quase US$ 500 na minha caminhonete...

#19 ·

Para as pessoas que tiveram que fazer isso até agora.... Quão difícil é fazer isso? Vale a pena fazer isso sozinho em vez de levar para uma oficina?
Muito fácil, 1 hora ou menos (dependendo da proficiência)...
O que você está substituindo (resistor e chicote? resistor e conector?)

Separe a conexão do resistor e veja qual dano você está lidando. Isso permitirá que você saiba quais peças você precisa pedir para o reparo... Tire fotos e podemos ajudá-lo a identificar o que está ruim (se necessário). :high5:

Eu recomendaria fazer isso sozinho e economizar a taxa de mão de obra de 1-2 horas que a oficina cobrará.......:thumbup:

#21 · (Edited)

Estou fazendo isso amanhã de manhã, como você tira a caixa de luvas para acesso?? (estou fazendo todo o chicote)
Do lado de fora da caixa de luvas, olhe para a parte inferior dela, deve haver 3 parafusos sextavados segurando-a.

Com a caixa de luvas fechada, remova os parafusos sextavados, depois abra a caixa de luvas, puxe ambos os lados para dentro, então ela deve cair.

Agora, com a caixa de luvas removida, você pode alcançar e empurrar o painel de acesso por dentro.

Onde você conseguiu seu chicote e resistor? Se não for da concessionária, você pode acabar fazendo isso de novo no futuro. As concessionárias têm o novo chicote/resistor redesenhado. Outros fornecedores ainda podem ter alguns dos antigos (foi o que a concessionária me disse, eles são a única concessionária que eu uso).

Sim, é como um trabalho de 10 minutos, nada mal. g/l

#24 · (Edited)

Ugh, meu caminhão teve um atraso de 20 segundos depois de dar a partida hoje para as configurações 2 e 3 funcionarem. 4 estava bom. Isso soou muito familiar, então aqui estou. Acho que vou procurar meu revendedor na segunda-feira e ver o quão rápido eles podem conseguir essas peças para mim.

gmpartsdirect quer $13 para enviar o chicote de $23. Sim, estou indo para o revendedor.

#25 ·

Estou curioso para saber se os membros que estão trocando o resistor/chicote estão se preocupando em verificar o aterramento deste circuito. Ele está localizado sob o capô, entre o filtro de ar e o reservatório do limpador.

#26 ·

Estou curioso para saber se os membros que estão trocando o resistor/chicote estão se preocupando em verificar o aterramento deste circuito. Ele está localizado sob o capô, entre o filtro de ar e o reservatório do limpador.
boa ideia, alguém deve tirar fotos desta peça também e então Gerry pode atualizar a postagem original.

#27 ·

A ligação à terra do motor do ventilador é ligada a esta ligação à terra. Há um membro no CFans que trabalha no departamento de manutenção de uma empresa com uma frota de 355s.
Depois de substituir inúmeros resistores e chicotes, ele rastreou os esquemas e encontrou esta ligação à terra. Ele acabou limpando esta ligação à terra em todos os caminhões e os problemas do motor do ventilador cessaram.

Removi o parafuso que prendia a correia ao pára-choque e lixei levemente a própria correia até conseguir ver o latão. Em seguida, reinstalei com um parafuso de aço inoxidável e uma arruela estrela entre a cabeça do parafuso e a correia. Finalmente, selei-o com uma camada de tinta de retoque.

Estas fotos mostram a localização da ligação à terra na parte interna do pára-choque do passageiro, atrás do filtro de ar. A primeira foto mostra o filtro de ar no lugar. Nas duas últimas fotos, o filtro de ar é removido para maior clareza.

Image

Image

Image

#32 ·

O aterramento do motor do ventilador se conecta a esta emenda de aterramento. Há um membro no CFans que trabalha no departamento de manutenção de uma empresa com uma frota de 355s.
Depois de substituir vários resistores e chicotes, ele rastreou os esquemas e encontrou este aterramento. Ele acabou limpando este aterramento em todos os caminhões e os problemas do motor do ventilador cessaram.

Removi o parafuso que prendia a correia ao para-lama e lixei levemente a própria correia até ver o latão. Em seguida, reinstalei com um parafuso de aço inoxidável e uma arruela estrela entre a cabeça do parafuso e a correia. Finalmente, selei com uma camada de tinta de retoque.

Estas fotos mostram a localização do aterramento na parte interna do para-lama do passageiro atrás do filtro de ar. A primeira foto mostra o filtro de ar no lugar. Nas duas últimas fotos, o filtro de ar é removido para maior clareza.
Boa informação!

Também recomendo que sempre que você expuser quaisquer conexões elétricas, como o aterramento do para-lama, use sempre uma graxa antioxidante para evitar que isso aconteça novamente.

#28 ·

Meu ventilador estava começando e parando em todas as configurações, exceto desligado e #4. Verifiquei meu resistor e o plugue do terminal e, vejam só, lá estava ele. O pino nº 3 queimado, como nas fotos das postagens acima. O chicote e o resistor na concessionária local eram sob encomenda (US$ 60,00+). Encomendei o kit na GMpartsdirect.

#29 ·

Meu soprador estava começando e parando em todas as configurações, exceto desligado e #4. Verifiquei meu resistor e o plugue do terminal e, vejam só, lá estava. O pino nº 3 queimou como nas fotos nas postagens acima. O chicote e o resistor na concessionária local foram sob encomenda (US$ 60,00+). Encomendei o kit da GMpartsdirect.
O único problema com os da GMPartsDirects é que eles ainda podem ter os antigos. A GM acabou voltando e redesenhando este chicote e resistor; isso foi do técnico da concessionária. Boa sorte.

Tive sorte e a concessionária tinha todas as peças em mãos e era mais barato que o site.

#30 ·

Graças a este tópico, demorou apenas cerca de 20 minutos para substituir o chicote e o resistor. A parte mais difícil foi segurar a caixa de luvas no lugar enquanto tentava colocar um parafuso. Definitivamente, é necessário remover a caixa de luvas para este trabalho.

Verifique o novo chicote para ver como todos os plugues são mantidos no lugar para saber onde apertar para separar os plugues antigos.

#31 ·

Graças a este tópico, demorou apenas cerca de 20 minutos para substituir o chicote e o resistor. A parte mais difícil foi manter a caixa de luvas no lugar enquanto tentava colocar um parafuso. Definitivamente, precisa remover a caixa de luvas para este trabalho.

Confira o novo chicote para ver como todos os plugues são mantidos no lugar para saber onde apertar para separar os plugues antigos.
Bem, é para isso que estamos aqui... "grande sucesso"... Borat!

#34 ·

Bem, o meu acabou de ir e estou em Delaware de férias. É irónico porque nunca tive um problema até agora e tenho 53.000 milhas na minha carrinha. Estive com o James no sábado e ele mencionou para limpar o parafuso de ligação à terra, o que eu ia fazer quando chegasse a casa por causa da falta de ferramentas que levo comigo nas férias. Agora veja, a minha ventoinha só funciona no 4. Ótimo. Não muito mau porque se supõe que vai estar 100* amanhã. Parece que preciso de encontrar um concessionário por aqui.

#35 ·

Sim, o meu avariou aos 57.000!

#36 ·

Suspiro. Tenho esta joia para brincar na segunda-feira. As configurações 1-3 não funcionaram ontem e hoje não é diferente lol. As temperaturas pairam na casa dos 30 graus durante toda a semana.

#37 ·

Também o terra compartilhado atrás da caixa de ar, depois que tirei um pouco de tinta do metal e usei uma arruela de aterramento, nunca mais tive o problema do conector derretendo. Lembre-se que a velocidade do ventilador é um circuito do lado do terra, coloque uma alta resistência nele e forneça uma carga de 12v com energia fornecida e você começou a derreter peças de controle do circuito. É por isso que isso só acontece nos pinos de baixa resistência 3-4 e sem resistência no conector do resistor. 12v+ completo fornecido, mas 7v- é tudo o que ele recebe.